domingo, 5 de julho de 2009

Versos para Mary

.
Que há nos teus olhos,
Mimosa morena?
Que dor envenena
O teu doce olhar?
Por que dos teus lábios
Fugiu o sorriso?
Olhar-te eu preciso
Sem dor pra chorar.
Ó Mary, morena...
Menina mimosa,
Tu és meiga rosa,
És fúlgido encanto!
Por que no teu peito,
A dor te ferindo
E em teu rosto lindo,
As nuvens de um pranto?
Apaga esse tédio,
Prossegue o caminho,
Arranca esse espinho
Com que te feriste!
Enfeita com risos
A tua beleza,
Pois tua tristeza
Também me faz triste.
De ti me enternece
Tamanha doçura,
Não quero a amargura
Turvando o teu rosto.
Tão bom se meu verso
Pudesse ajudar-te,
Pudesse tirar-te
Do peito o desgosto.
Eu, triste poeta,
As mágoas solfejo
Na forma que vejo
Tristezas fluindo.
Mas, Mary, eu te peço
Em minha poesia:
- Eu quero a alegria
De ver-te sorrindo!
Que há nos teus olhos,
Mimosa morena?
Que dor envenena
O teu doce olhar?
Por que dos teus lábios
Fugiu o sorriso?
Olhar-te eu preciso
Sem dor pra chorar.
(Anchieta)

Nenhum comentário: