segunda-feira, 2 de março de 2009

MENINO DA RUA DO BAGAÇO - (poema incluído no livro)

Que bom voltasse tudo uma outra vez...
A rua, a vida, o tempo e o mesmo espaço...
Meninos lá da Rua do Bagaço,
Neste momento, onde é que estão vocês?
.
Dispersos pela vida amarga e crua,
Na vã procura da felicidade!
Oh! como dói saber que na verdade
Ela morava ali na nossa rua!
.
Eu me lembro de cada desatino,
Que sempre me valia algum castigo...
Mas, que bom que voltasse o tempo antigo
E eu voltasse de novo a ser menino!
.
Namorar escondido a Eleonora,
Ser bamba do pião, craque da bola,
Frequentar novamente a mesma escola
E apaixonar-me pela professora!
.
Infernizar a louca - a Dona Xica,
Só pra ver a coitada esbravejando,
Olhar as moças nuas se banhando
Lá debaixo dos pés de oiticica...
.
Esse tempo distante é como um vulto
Que me segue na rota da velhice...
E agora eu vejo o quanto era tolice
O sonho pertinaz de ser adulto.
.
Oh! gosto amargo de desesperança!
Oh! caminhos cruéis por onde passo!
- Voltar quisera à Rua do Bagaço
E nunca mais deixar de ser criança!
.
(Anchieta)

Um comentário:

Aparecida de Lira Batista disse...

Sou de Teixeira na Paraíba e sou professora, fiquei,entusiasmada com seu blog, gostei muito e parabenizo-o!

Mª Aparecida de Lira Batista