sexta-feira, 10 de julho de 2009

ACREANO, SIM (Transcrição do Blog do Altino Machado)



"Conforme este blog já havia antecipado há meses, o presidente da Assembléia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães (PC do B), anunciou que vai baixar resolução determinando que todos os documentos e publicações oficiais da Casa utilizem o gentílico "acreano" e não "acriano", contrariando o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Embora seja do Centro de Tradições Gaúchas, o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Pedro Ranzi, também decidiu aderir ao movimento em defesa do "acreano". O governador Binho Marques (PT) já havia aderido ao determinar o recuo da Agência de Notícias do Acre no uso do "acriano".
A Assembléia realizou ontem um ato solene para que a Academia Acreana de Letras e a Universidade Federal do Acre fizessem a entrega de um estudo e uma resolução em defesa da preservação do "acreano".
Lamentável que nossos acadêmicos e "imortais" tenham esquecido de tornar público o estudo e a resolução. Devem ter levado manuscritos e alguém ainda está a digitá-los.
Pelo visto, apenas o jornal A Tribuna vai continuar a nos ofender."


(Blog do Altino Machado - 10/07/2009)






Nenhum comentário: